A Saga do Investimento P2P : Parte 2

No post A Saga do Investimento P2P : Parte 1 expliquei por que entrei nessa de investimentos P2P.

Neste post, vou explicar melhor a maquiagem financeira para atrair bobos como eu. Não quero criticar a ideia de P2P lending em si! Quero só registrar aqui a falta de clareza usada para atrair investidores.

Investi R$2.000,00. As condições propagandeadas eram a seguinte:

Taxa de retorno de 21,27% ao ano amortizados em 20 pagamentos R$117,87. (A taxa de retorno mensal gira em torno de 1,62%)






O investidor incauto pega sua calculadora da china e faz a seguinte conta:

PV: -2000 | i: 1,62% | n: 20 | FV = ?

E encontra R$ 2758,12. Uhuu!

Muié, vou ficar rico com esse P2P!

Welcome to the desert of the real world! Vamos aos fatos.

1 - A taxa de retorno, TIR, é calculada trazendo para valor presente todas as parcelas futuras. É uma confusão que só quem tem uma calculadora HP12C no bolso entende. Portanto, não confunda essa Taxa de Retorno com o tradicional rendimento de um investimento como CDB, pago na data da liquidação.

2 - Você receberá parcelas mensais. O imposto é regressivo. Ou seja, logo na primeira o seu sócio (leia-se, governo!) vai abocanhar 22,5% do seu lucro. Este percentual vai decrescendo (20%, 17,5%, ...). Mas, como os empréstimos são por prazos menores que 2 anos, certamente você vai acabar ficando somente nesta alíquota mais alta.

3 - Quando fizer o aporte inicial na plataforma, irão te cobrar uma tarifa do boleto. Me cobraram R$2,00. Não sei se é um valor fixo, portanto, olho vivo!

4 - Quando receber a primeira parcela, qual a primeira coisa que uma pessoa sensata faria? Vou transferir o valor recebido para meu banco! Aí que vem mais uma pegadinha do malandro. Para sacar você precisa pagar R$3,00. Como meu valor investido é pequeno, estes R$3,50 significariam 3% de prejuízo por mês por causa desta maldita tarifa. Vou ter que deixar o dinheiro parado lá 20 meses só pra não pagar isso.


Mas Zé Cotinha, seu mão de vaca maldito. Tá reclamando de taxa de retirada de R$3,50 e tarifa de boletos de R$2,00. Para quem investe 200 mil isso aí não é nada!

Concordo, por isso estou dizendo que só faltou clareza para o investidor.

Porém, a questão do imposto é algo que pesa.

Para simplificar a vida de quem quer entrar nessa onda, vou colocar aqui as contas de forma que eu consiga entender (essa TIR acho muito complicada):

Paguei: R$ 2000,00
Receberei bruto: R$ 2357,40
Imposto total: R$ 66,98
Recebimento líquido: R$ 2290,42
Perído: 20 meses
Lucro: 0,68% a.m. (8,47% a.a.)

Note que pelo método da TIR o lucro é bem maior e não leva em consideração IR!

Usando TIR e levando em consideração o imposto, os 1,62% a.m caem para 1,34% a.m (17,32% a.a.)

Se eu resolver sacar todo mês o meu dinheirinho, a TIR cairia para 1,03% a.m (13,08% a.a)

Mesmo usando a TIR, descontando os impostos e fazendo minhas retiradas mensais, de 21,27% prometidos eu fico tenho apenas a TIR líquida de 13,08% a.a!! Quase 40% menos que o prometido!

Podem conferir as contas aqui

Vale a pena assumir esse rico de emprestar para uma empresa sendo que poderia ter um lucro ligeiramente menor em um Fundo Imobiliário (considerando que, além do dividendo, o FII também se valoriza com a inflação)?

Um caso a se pensar, pois se a empresa não pagar você terá que acreditar na eficácia do aparato jurídico da empresa P2P. Em último caso, terá está previso em contrato que você (investidor) poderá ser chamado para dividir os custos processuais da peleja. Aff...

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...