FIIs tirando meu sono

 Quando optei em investir em FIIs eu o fiz por achar bem mais simples e concreto do que fundos de investimentos. Achava que em FII não teria que me preocupar com a pilantragem existente no mudo das assets de investimento. Ledo engano o meu!

Estou perdendo o sono com algumas coisas que irei detalhar abaixo:

Subscrições

A cada 2 meses pipoca no meu e-mail direito de subscrições. Me vejo frequentemente na "obrigação" de comprar algo abaixo do valor de mercado. O problema é que eu precisaria de uma máquina de dinheiro para entrar em tantos subscrições. É duro ver o dinheiro ali na mesa e não poder pegar.

Existe a tal da possibilidade de flipar ou arbitrar, mas é aí que entra toda aquela chatice de planilhar e calcular com esmero todas as variáveis para não arbitrar algo e no final sair no prejuízo e ainda tendo que pagar DARF.

Taxas de subscrição

Estas coisas fui aprendendo no campo de batalha. Agora entendo a desvantagem de emissões abaixo do VP e taxas de emissão altas (geralmente, as taxas equivalem a 1 ano de dividendos!)

Carteira Fora do Meu Perfil

Quando montei minha carteira, tive a prudência de iniciar com uma carteira recomendada por uma casa de análise de nome no mercado: a Eleven Financial. A carteira que optei foi uma que me proporcionasse ganho de capital (compra na baixa e venda na alta). Não queria vender, mas queria ter o sabor de entrar na baixa.

A carteira sugerida tinha algumas coisas que hoje me preocupam, especialmente: TBOFF11, FIGS11 e BRCR11. O primeiro, TBOFF, tive a sorte de vender com lucro. Ele me preocupava por ser um FII de um único ativo. O FIGS11, por sua vez, possui apenas dois ativos e me traz enorme risco pela baixa diversidade e péssima localização. O BRCR11 é um ativo bem diversificado mas com algumas alocações horríveis (leia-se CENESP). Estas coisas só consigo entender agora. Nem lendo o relatório gerencial, com o conhecimento que tinha na época, iria compreender o perigo destes ativos.

Me falaram que era só comprar e receber aluguéis

Altas taxas IR sobre ganho de capital

A taxa de 20% sobre ganho de capital, SEM ISENÇÃO, já era de meu conhecimento. Mas é sempre bom lembrar aos incautos que essa taxa dói no bolso!

Risco da tributação dos dividendos

Vira e mexe vejo sempre um arauto do apocalipse zoombie dizendo que a falta de tributação dos dividendos de FII é um aberração e que essa mamata vai acabar em breve. Isso é ou não é de tirar o sono?


Enfim, como podem ver, minha lua de mel com FIIs acabou. Manterei na carteira e seguirei aumentando minhas posições. Apesar de tudo é um ativo real (Títulos Públicos não são) e é mais fácil de entender do que as bolas de cristais dos gestores de assets de fundos de investimentos.

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...