Meu cotidiano nos Estados Unidos

No momento estou passando uma temporada de 3 meses nos Estados Unidos. Graças às benesses do serviço público, há cada 5 anos posso sair 3 meses para me capacitar.

A minha viagem começou a ser planejada há mais de 5 anos. Comecei enviando dólares para o exterior a 3R$/dólar (e achava que estava caro na época). Graças a esse planejamento, estou viajando gastando dólares a um preço médio de R$4,50.

O dinheiro que eu mandava para fora eu investia em S&P500 e Bonds americanos. Graças a Deus (pura sorte mesmo!) o mercado se valorizou e eu tive um bom lucro. Lucro este que estou gastando agora.

Ninguém prevê o mercado futuro. Portanto, é sorte. Mas fui precavido de deixar 50% em Bonds (títulos de dívida americana) caso tudo desse errado no mercado. Esses bonds andaram de lado todos estes anos. Não importa. Cumpriram sua função que era: não tirar meu sono caso o mercado caísse e eu precisasse do dinheiro para viajar.

Aqui nos EUA estou fazendo o máximo para não esbanjar. Poderia alugar um carro por 3 meses pagando uns R$15mil pelo período. Optei por comprar 2 bicicletas. A experiência está sendo ótima. É claro que, nos dias de chuva, perdemos alguns passeios. Não dá para ganhar em todas as pontas! Em compensação, conseguimos nos locomover de forma a apreciar muito mais as novidades nos lugares por onde passamos. Entre ruas de bairros, parques e cotidiano local. Sem contar os benefícios da saúde que temos ao pedalar todos os dias. E sem perder o sono caso me envolva em acidentes ou receba multas. Com bicicleta conseguimos ir sem preocupações a eventos festivos nas ruas. Com carro teríamos que ficar procurando vagas e estacionamentos (e recebendo inevitáveis multas).

Com algumas coisas não me importo em gastar. Chegando aqui já paguei $90/mês em uma matrícula na YMCA para poder nadar e fazer ginásticas, além de interagir com os frequentadores e praticar meu inglês. Também não pensei duas vezes em pagar 175$ para um ticket anual em um museu que tem atrações para crianças. Isso me dará oportunidades de passear mais com a minha filha nos vários dias que teremos livres por aqui.

E, é claro, também não vou poupar para irmos na Disney com ela! Tem coisas que precisamos fazer enquanto é tempo. Depois, não teremos como resgatar estes momentos.

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...