O fantasma da tributação dos meus FIIs

Há uns 10 anos ouço sobre este fantasma de tributação de Fundos Imobiliários. Desta vez ele tomou corpo.


Voltei!

 O liberal (?) Paulo Guedes e sua equipe mandou para o congresso um projeto em que inclui tributação dos FIIs. Claro que isso não vai passar até setembro (prazo contábil máximo). Mas algum dia vem. Então preciso analisar se estou fazendo certo ou errado migrando meus investimentos para FIIs.

Sem tributação eu podia reinvestir mensalmente os rendimentos fazendo com que o bolo crescesse mesmo com pagamentos recorrentes. Agora, essa estratégia será ineficaz. Não faz sentido receber valores periódicos sendo tributados para recolocar o montante no bolo. Nestes casos (reinvestimentos) o melhor é deixar o rendimento dentro do fundo (sem resgatar). Como isso é impossível de se fazer nos FIIs, talvez Títulos do Tesouro com Juros Semestrais passem a ser mais interessante. Lá, pelo menos, os rendimentos ficam acumulados por 6 meses antes de serem distribuídos (e tributados).

Os Títulos com vencimentos mais longos estão entregando IPCA+4%. Eu estou conseguindo IPCA+7,5% nos FIIs. Portanto, ainda está sendo melhor os FII's, caso venham a ser tributados. (Ps.: FII podem ou não entregar o IPCA, mais risco = mais retorno)

Quem entrar nos FIIs após a vigência da tributação terá oportunidade de comprar cotas já descontadas deste imposto (ajuste natural do mercado). Quem já carregava cotas antes da tributação passar a valer (eu!) irá amargar esta desvalorização.

Tento me consolar com o fato de ter até o momento apenas 1/3 do meu capital em FII. Podia ser muito pior! Após 2023, quando vencem alguns dos meus investimentos em renda fixa, irei aportar mais 1/3 e isso me permitirá fazer um bom preço médio entre pré e pós tributação.

Além disso, boa parte dos meus FIIs já foram adquiridos abaixo do valor patrimonial. Então minha perda efetiva não será de 15% que o mercado supõe ocorrer.

Outra coisa que também me deixou chateado nesta semana foi eu ter decidido entrar em um novo FII (FoF) dias antes desta queda recente. Entrei no RBRF11 a 83,00 (já com desconto brutal em relação ao VP). Dias depois ele bateu 79,00. Eu sei que não dá para sofrer com isso. O mercado é imprevisível!

Esse RBRF11 me pareceu bem interessante. É gerido por uma grande gestora (BTG) , tem uma flexibilidade no que pode investir (CRIs, inclusive!) e regularidade nas distribuições. Será mais um para aumenta minha diversificação!

Até!

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...