Como comportar nas crises (FIIs)

No post anterior expus minha decepção com relação aos investimentos em FIIs. Na verdade, trata-se apenas de uma mal concepção que eu tinha antes de iniciar os investimentos neste tipo de ativo.

No meio da turbulência atual, percebi que o meu FII GGRC11 (galpão), FIGS11 (shoppings) e BRCR11 (escritórios) despencaram. Enquanto isso, ALZR11 (híbrido) e IRDM11 (papel) estão performando muito bem (>20%).

Comecei então a fazer uma coisa que sempre repugnei: comecei a querer vender os fundos atualmente ruins e investir nos fundos que estão bons. Comecei a querer sabotar minhas porcentagens alocando mais no melhor e menos no pior. Achei um monte de defeitos nos fundos ruins! Muitos destes defeitos absorvidos dos fóruns de FIIs no clubefii.

Quase vendi tudo, mas caí na real de que isso era apenas um comportamento de sardinha:

Conseguem me ver aí?

Após esta constatação, consegui  mudar à tempo o curso das minhas ações. Farei o seguinte irei seguir aportando meus recursos mensais em FIIs respeitando as porcentagens definidas no início do meu planejamento. Isso resultará em maiores aportes justamente nos FIIs que estão mais desvalorizados.

Se os fundamentos se mantêm, então deveria estar feliz em poder comprar os referidos FIIs abaixo do valor patrimonial! É isso que vou fazer. Vai doer, mas vou seguir meu planejamento. Afinal de contas, falar é fácil, difícil é por em execução um plano quando você vê na planilha 10% de prejuízo no ativo e com perspectiva de cair ainda mais! Mas seguirei firme e irei continuar aportando.

Cancelei todas as notificações dos fóruns. Aquilo lá é um lixo como tudo que involve interação online na internet. As pessoas só reclamam, xingam, pintam o diabo de quatro e eu fico aqui dormindo com estas preocupações. De agora em diante vou acompanhar os relatórios gerenciais e os fatos relevantes. Gosto das lives no youtube do ticker11 e do Arthur Vieira, pois não são sensacionistas.

Só como último adendo: a carteira inicial que eu copiei (da Eleven Financial) já retirou o GGRC11 e BRCR11 do portifólio recomendado. E pior foi ver o comentário do analista dizendo que BRCR11 já cumpriu o papel dele na carteira.

Minha reação à genial explicação do analista


Cada dia tenho mais certeza que o segredo de um bom investimento é você não ficar metendo a mão nele! O investimento que mais deu resultados para mim até hoje foi Tesouro Direto simplesmente por que não fico trocando de posição nele. Fica tudo lá paradinho por 10, 20, 30 anos! Já tenho mais rendimentos nele do que capital aportado.

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...