Bitcoin é um barco prestes a afundar

Abaixo está minha linha de raciocínio que me consola para não me achar um burro completo por não ter entrado no bitcoin quando tive a oportunidade.

Em 2017, cheguei a comprar quando valia 7 mil e vendi quando bateu 60 mil. Ou seja, acho que se tivesse bitcoin, jamais conseguiria segurar após estas valorizações tão absurdas. O Viver de Renda é uma lenda por conseguir (se é que há veracidade nessa façanha). Certamente eu (e 99.99% dos seres humanos) teria comprado aquelas 2 pizzas. Ou, se tivesse segurado, estaria passando longas noites em claro por motivos que explico abaixo.

Às vezes sou muito pessimista com bitcoin, mas não sei identificar se este sentimento é um sexto sentido ou um mau agouro por não estar nesse barco.

Assim que me sinto vendo os bitcoins do Viver de Renda



Nenhum argumento que ouvi até agora garantiria a (1)continuidade dessa alta, (2)nem sua estabilidade neste patamar nem a (3) impossibilidade de virar pó.

Para mim, são 33.33% de chance para cada uma das possibilidades. É uma aposta, como tudo na vida.

A subida acentuada só garante que o barco está se enchendo mais antes de afundar. Raros serão aqueles que acertarão a hora exata de pular caso ele afunde.

Eventos disruptivos são sempre imprevistos e repentinos. Se eu, ou alguém, conseguisse acertar a hora ou pensar em uma forma do bitcoin evaporar, não seria mais um black swan. Esse raciocínio me impede de enxergar qualquer porto seguro nesse tipo de investimento.

O governo pode proibir! Um hack pode quebrar chaves criptográficas! Uma única entidade pode ter mais de 51% do poder computacional e com isso fazer sei-la-o-que! Tudo isso já foi previsto e o destino pode estar dando boas gargalhadas de nós querendo subestimar a criatividade do acaso.

Por definição:
A black swan is an event that is rare, very important, and is both difficult to have predicted but is considered obvious in hindsight.

Já ouvi que bitcoin: é escasso, a integridade do blockchain é inviolável, foi o pioneiro, é descentralizado, .... Fico aqui imaginando os argumentos "infalíveis" que os investidores das tulipas holandesas tinham. Ou que os investidores da OGX também tinham. Em essência, bitcoin não é tulipa, mas as histórias se assemelham  em muitos aspectos em relação ao comportamento humano.

Mesmo na história recente, como disse no início do email, o bitcoin subiu para 64k e caiu para 12k. por volta de 2017. Queda de 84%! Era como se voltasse a valer 48 mil hoje.

Mas gosto muito da estratégia do Sr.IF: um bitcoin para morrer abraçado. No entanto, não sei se colocaria ele no meu balanço mensal. A pressão emocional seria muito grande. Não aguento isso.

Não acho sequer que ele seja um bilhete de loteria, pois bilhetes de loteria não deixam a decisão de resgate com o sorteado. Deixar a decisão de resgate na mão do investidor é que pode virar a mesa do jogo.

Como disse, pode ser apenas mau agouro por estar de fora da festa rsrsrs. Mas continuarei aqui só olhando. Daqui há uns 20 anos posso voltar a ler este post com um leve sorriso no rosto por ter errado ou acertado cada parágrafo acima.


Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...