Maracutaia para não pagar imposto no ganho de capital sobre venda de FII

Executei recentemente uma operação para não pagar impostos futuros na venda de FII. O racional é o seguinte:

  maracutaia
preço medio compra 100
preço atual 70
prejuizo -30
recompra 70
venda 220
lucro 150
IR suposto 30
IR 0
Pagaria sem maraca 24

Imaginem comprar XPTO11 a 100. Após COVID o papel cai para 70. Você tem um prejuízo de -30. Então, vendo o papel e recompro no dia seguinte (para não cair na regra de daytrade).

Ao término da operação tenho -30 de prejuízo para abater em lucros futuro.

Após alguns meses, o papel sobe para 220 e eu vendo com lucro de 150 (70 da recompra menos 220 da venda). Neste caso, eu pago IR de 20% sobre 150, ou seja, 30 de IR.

Maaaasss, tenho o curinga na manga e posso abater 30 de IR devido ao "prejuízo" passado.

O único risco, que eu avalio ser de 50%, é de o papel valorizar MUITO de um dia para outro durante a operação de venda e recompra. Se abrir com um GAP enorme, aí perdeu playboy! Se ferrou. Para minimizar isso eu vendo no final do pregão e recompro na abertura. Além disso, FIIs variam muito pouco e isso me tranquiliza neste tipo de operação.

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...