Selic a 2%a.a. como ficam meus investimentos atrelados ao CDI?

Carrego atualmente em minha carteira uma boa parcela de rendimentos pós-fixados ao CDI. Resultados da época em que eu ainda ficava deslumbrados com anúncios do tipo 132% do CDI! Racionalmente, eu sabia que era 32% acima de algo que já era pouco (CDI). Mas o nosso cérebro é traiçoeiro. Aqueles 32% pareciam mesmo 32% a mais na carteira. É como enfiar um cabo de vassoura dentro da piscina, seus olhos verem ele quebrado e seu cérebro dizendo que aquilo é de somente efeito de refração.

Não é 32% a mais, seu imbecil!
Lição aprendida, bola pra frente.  Vejam a parte circulada. É exatamente ela que mais me preocupa, pois trata-se destes tipos de investimentos em CDI+X%.

Renda Fixa atrelada ao CDI

Mas Zé Cotinha, isso faz parte da diversificação da carteira. Hora um tipo de investimento se destaca e hora um outro tipo se destaca.

Na teoria, isso é verdade. Na prática, vejo que investimentos em renda fixa atrelados ao CDI são péssimos como investimentos de longo prazo. No máximo, toleraria este tipo de investimento em uma reserva de emergência. É fato que CDI/SELIC não tem oscilação, mas se tivesse aportado em um Título IPCA+ com vencimento curto, estaria ganhando muito mais que CDI+X% e com baixíssima oscilação

Felizmente, esta parte da minha carteira atrelada ao CDI representa apenas uns 15% do total. E tudo  com vencimento, no máximo, em 2023. Liquidando estes papéis, penso em migrar tudo para FII. Sei que estarei pulando para um investimento de outra categoria, mas confesso que FII tem me cativado cada vez mais!

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...