Minha Lata Velha

Desde sempre tive carro popular. Meu primeiro carro foi um pau velho que ganhei do meu pai enquanto estava na faculdade. Assim que comecei a trabalhar fui comprando outros carros mais novos, mas todos populares. A única evolução em conforto que me dei ao direito de ter nestes 20 anos de motorista foi ter vidros elétricos, direção e ar condicionado. Estes itens passaram a ser essenciais ao longo dos anos.

Por um breve período de 3 anos resolvi fazer um downgrade significativo no meu meio de locomoção e comprando uma Honda Biz. Pensa em um cara feliz! Eu me sentia livre de todas as amarras da sociedade! Não me preocupava mais com engarrafamento, estacionamento, gasolina. Gasolina, por sinal, me custava apenas R$5,00 por semana. Era só alegria....

15 Brilliant Facts About Dumb and Dumber | Mental Floss

Até que um belo dia e me arrebentei na traseira de outro carro. Como sempre usei todos os equipamentos de segurança, sofri apenas hematomas. Consegue imaginar um cara vestido para o Rally Paris Dakar encima de uma biz? Esse cara sou eu. O susto do acidente foi grande. Fiquei 1 semana sem conseguir carregar minha filha no colo. A moto só tem milhares de vantagens, a única desvantagem dela é você se f*der totalmente em caso de acidente. Essa única desvantagem torna tudo sem sentido. Tomei a decisão de vender minha amada biz.

Meu carrinho atual foi comprado no ano passado. Comprei usado. Ano 2012. Motor 1.0, apenas com os confortos mencionados acima. O carro é mais do que suficiente para ir de casa para o trabalho e do trabalho para casa.

A Sra. Cotinha e eu temos outro carro (dividimos o custo da aquisição). Este sim é um carro de verdade. Uma SUV com transmissão e piloto automático. Compramos usado, ano 2014.  Um novo custaria o dobro. Optamos por este carro para dar mais segurança para nós e nossa filha (6 airbags), controle de derrapagem, etc...

Voltando à minha lata velha, há alguns meses já vinha empurrando com a barriga um problemão. Estava com uma infiltração de chuva no porta malas. Infiltração é um eufemismo. Na verdade era uma cachoeira que caia no porta malas e se espalhava no interior do carro por baixo do assoalho. Podem agora imaginar a morrinha que era o interior do veículo. Até pano de chão e balde eu usava para evitar a desgraça maior. Resolvi comprar um silicone para vedar a infiltração que ocorria através do farol traseiro. Coloquei plástico com durex. Enfim, juro que tentei até que decidi que não dava mais jeito.

Decidi levar o carro para consertar. Eu tinha duas opções: levar na concessionária ou levar em um  mecânico lambão. Decidi a concessionária primeiro. Se o orçamento ficasse muito caro eu desistiria e iria ao mecânico da esquina.

Chegando na concessionária me senti o cara mais rico do mundo. Cafezinho, Zé Cotinha pra cá, Zé Cotinha pra lá, ambiente confortável. Pensei comigo mesmo: eu mereço isso. O "consultor" anotou os problemas levou o carro para a oficina e pediram para mim um transporte para casa (!!!).

Dumber GIFs | Tenor

No mesmo dia me ligaram para passar o orçamento: 3500 reais! Quase tive um infarto agudo do miocárdio. Disseram que iriam calafetar a lataria e ainda descobriram que o radiador estava furado. É como ir no oftalmologista trocar a lente do óculos e ele descobrir que você tem um câncer no intestino. Além disso, tinha a mão de obra especializada (dito com ênfase). Tudo somava 3500 reais que, pagando-se à vista, sairia por 3300 reais. Pensei então: "por esse valor eu prefiro continuar usando pano de chão e o balde". Falei pro "consultor" que o momento era difícil, bla bla bla e  que não faria o serviço. Como já havia sido acordado, paguei "apenas" 260 reais pelo diagnóstico.

A leitura que faço do ocorrido é de que concessionárias não querem latas velhas rodando por lá. Eles estão mais ocupados em fazer as revisões "gratuitas" dos carros novos que eles vendem. Como eles não têm culhão para negarem serviços em latas velhas, eles preferem fazer isso indiretamente jogando o preço lá na atmosfera de Júpiter.

Peguei meu carrinho, enchi o radiador furado e fui com ele pingando água até o tal mecânico. Resumo da ópera, o conserto ficou em 1000 reais. Somando os 260 reais do concessionária, R$ 1260 tudo.

Foi bom ter ir na concessionária, pois paguei os 1000 reais do mecânico sorrindo. Deu até vontade de dar gorjeta (só vontade).

Espero que agora ele rode mais alguns anos só com troca de óleo e calibragem de pneu. Minha meta é um dia colocar placa preta nele rsrsrs.

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...