Investir no Exterior ou SPXI11/IVVB11 ?

Estou recorrentemente enviando alguma quantia dos meus aportes para o exterior com objetivo de investir em VOO ("ETF"americano que acompanha o S&P500). No entanto, é de conhecimento geral que existe a possibilidade de eu acompanhar o S&P500 daqui do Brasil investindo nos ETFs SPXI11 (que investe no VOO) ou IVVB11. Resolvi fazer este post para esclarecer para mim mesmo os motivos de eu preferir enviar dinheiro para fora a mantê-lo aqui na B3.

1 - O primeiro motivo, mais óbvio de todos, é me proteger do risco Brasil. Enquanto governos fascistas e socialistas estiverem rondando nossa democracia, não há como ignorar o fato de que podemos ter, em um futuro qualquer, nossos suado dinheiro confiscado ou desvalorizado a ponto de virar pó. O mercado norte americano é muito mais maduro. É como emprestar dinheiro para um adolescente (Brasil) e para um investidor maduro (S&P500)

2 - Investindo em ETF no exterior tenho isenção de imposto sobre ganho de capitais para vendas até 35 mil reais. Aqui no Brasil a tributação é de 15% sobre ganho de capitais.

3 - Consigo fazer preço médio do Spread para remessa de dólar para o exterior antecipando mudanças regulatórias. Nunca se sabe quando o governo vai tirar da bunda um novo imposto. Por exemplo, aumentar IOF da remessa para uns 30%. Aí, não estar ancorarado em ETF brasileiro, pois ao enviar para o exterior o governo vai te ferrar bonito!

Governo comendo IOF


4 - Segurança de por o dinheiro na gestora de ETF Vanguard. Não que o ITAU (atual gestor do SPXI) seja ruim, mas Vanguard existe desde 1976!

5 - Taxa de aministração (Expense ratio) do VOO é 0,03%. Enquanto que SPXI gira em torno de 0,21%. É uma diferença considerável!

Desvantagens

1 - ETF americana não reinveste dividendos. A cada pagamento de dividendos somos tributados em 30%. No SPXI11 os dividendos são reinvestido gerando um maior fator de acumulação e crescimento

O IVVB11 atualmente está com uma taxa de administração maior que o SPXI. O raciocínio é o mesmo em todos os aspectos, mas ele perde para o SPXI11 no longuíssimo prazo por causa desta diferença na taxa.

"Portanto, SPXI11 é furada total Zé Cotinha?"

Acho que não. Por exemplo: vou investir mensalmente para minha filha em SPXI11 pelo simples motivo de ser quase impossível criar uma conta para menor de idade no exterior. Nem me aventuro a tentar.

Se você não quer ter o trabalho, não pode ou não quer aprender a abrir e manter uma conta no exterior, então vai com tudo no SPXI. Com certeza será melhor que qualquer fundo ativo de ações que invista no exterior.

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...