Por que plano de previdência é um péssimo investimento?

Volta e meia eu estou entrando e saindo de previdências. A primeira delas foi logo que comecei a ganhar minha mirrada bolsa universitária. Entrei no banco e fui logo fisgado por uma maldito gerente que me empurrou uma previdência que "cabia no meu bolso". Mensalidades baixas e taxas lá nas alturas. Só de administração era uns 4% ao ano.

Assim que adquiri um mínimo de conhecimento financeiro percebi a furada total. Liguei para o banco e cancelei na hora. Duro foi aguentar a atendente tentando justificar o prejuízo que eu teria fazendo o resgate antecipado. Dava vontade de falar um bons palavrões naquela hora.


Você é muito especial para nós.

Nas empresas em que trabalhei, sempre me ofereceram planos de previdências com coparticipação.

"Zé Cotinha, esse é bão!"

Bom para jogar no lixo. SEMPRE rendem pouco e o resgate da parte da empresa sempre é altamente penalizada se você lagar o emprego antes da aposentadoria (o que inevitavelmente vai acontecer). Juntando as penalizações e o péssimo rendimento dos fundos que eles jogam lá dentro, melhor será você cuidar da grana.

Existe uma outra suposta vantagem pouco explorada: no caso de morte a previdência é automágicamente liberada e o recebedor poderá arcar com os custos sucessórios. Isso é verdade, mas um seguro baratinho de uns 50 reais por mês resolve o isso.

E a vantagem da isenção fiscal de até 12% dos rendimentos brutos no ano? Mais uma furada. Você vai colocar 12% do seus rendimentos para render uma mixaria danada.

Estes fundos de previdência estão cheios de regras que nunca iremos ser capaz de compreender.
Isso sem falar no governo que está sempre mudando as regras no meio do caminho para sanar sua incompetência fiscal.

A partir de agora estou cancelando meus aportes no Sulamérica e cancelando meu Funpresp. Já me julgo possuidor de uma quantia suficiente para deixar como herança. A partir de agora a regra é: eu cuidarei do meu dinheiro! Aqui a 10 anos, quando estiver na alíquota de 10% no Sulamérica eu pedirei resgate. O Funpresp só libera quando me desligar do serviço público.

Atá lá, eles não pegaram nem mais um centavo meu.


Atenciosamente,
Leonardo

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...