Por que fundos DI são péssimos como reserva de emergência/oportunidade

Por muito tempo eu achei que Fundos de Renda fixa (IMAB11, FIXA11 e outros fundos privados), seriam excelentes locais para obter um pouco de rendimento acima da SELIC e, ao mesmo tempo, ter uma reserva de oportunidade ou de emergência para ir às compras e me proteger em períodos de grande crise. Colocando isso à prova percebi que em crises estes fundos podem oscilar absurdamente devido à marcação a mercado dos papeis que ele carrega. Na crise desencadeada pelo COVID19 deste ano me vi na situação de ter que amargar prejuízo ao resgatar investimentos que erroneamente achava que não iriam negativar.

Fica então como aprendizado. Reserva de emergência e oportunidade não podem oscilar em períodos de crise. Melhor mesmo é deixar em tesouro SELIC crescendo lentamente com a certeza de que manterá o valor no período de bear market. Ou melhor, investir a reserva de oportunidade e emergência em algo que se correlaciona inversamente com IBOV, como é o caso do ouro ou, na maioria das vezes, o dólar. Assim, em caso de crise teremos uma reserva ainda mais robusta.

Assim que o mercado voltar ao bull irei migrar parte do meu fundo em renda fixa para um fundo ouro. Ainda não me decidi se irei adotar um fundo ouro exposto à variação cambial (neste caso fico com o melhor dos dois mundos no momento de crise) ou se opto por um fundo sem exposição cambial.

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...