Por que CDB é um dos piores investimentos?

Na minha saga financeira espero que alguém aí aprenda com meus erros. Por muito tempo fui um avarento caçador de CDBs que pagavam qualquer merreca acima do 100% do CDI. Meus olhos simplesmente brilhavam quando via aqueles 132% do CDI! Eu colocava qualquer quantia livre e me achava o maior investidor do mundo! Uhuu!

Achei um CDB pagando 132% do CDI!


Agora vamos à análise racional da completa burrice que é o tal do CDB. Primeiramente, todos estão cansados de saber o óbvio: se o banco está neste desespero todo para pagar mais que o CDI então ele não deve estar bem das pernas.

"Ah Zé Cotinha, mas o FGC vai me salvar".

Inconscientemente, investimos pensando que a chance do banco entrar em liquidação é de, digamos, uns 0,0001%. E se eu disser que a chance é de 50%? Você se arriscaria por causa dessa merreca? Certamente que não! Estes 50% de chances de liquidação do banquinho de m*rda podem parecer exagero, mas passei agora a seguir o princípio do pior cenário em todos os meus investimentos. Com a atual crise do COVID19, um banco que já estava com seus índices lá no fundo do posso já deve estar com seus gerentes fazendo a mala para fugir do Brasil. E eu aqui com o c* na mão.

Mais uma desvantagem do CDB? Vamos lá. Essa b*sta vence a cada X anos. Geralmente, períodos curtos. E lá vai eu e os otários investidores pagarem imposto a cada vencimento! Pensando aqui com meus botões: por que não deixar isso em um tesouro IPCA+ 2499 e  adiar o imposto lá para casa do car*lho? CDB é como subir 10 degraus e voltar 3 a cada X anos por causa do maldito imposto.

Se eu estou me ferrando tanto nestes CDBs, alguém está ganhando: o banco (certamente), o governo (sempre) e a dupla corretora&assessor.

Dito isso, fica aqui a minha humilde sugestão: fuja de CDB a todo custo. Repita o mantra: nunca, nunca, nunca entre em CDB porque isso é Coisa De Besta.

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...