Comportamento de investidor para superar a crise do COVID19

Se você é investidor deve ter adquirido nos últimos anos o péssimo hábito de ficar lustrando suas tabelas e vendo seus investimentos crescerem não importa a bosta de investimento que você tenha escolhido. Tudo subindo e você maravilhado com aquilo.

Eu, antes da crise do COVID19, abrindo o site da corretora todo dia para ver meus investimentos


Listo aqui algumas atitudes que tenho tomado para superar este período de desgraça generalizada nos meus investimentos:

1) Se você for esperto como eu, terá guardado uma reserva de oportunidade para estes momentos. Eu tinha 300 mil de um Título de Tesouro que havia vencido no ano retrasado. Esse dinheiro ficava em um fundo DI M*rda FIC rendendo quase a mesma coisa que a SELIC e ainda com a desvantagem de no curto prazo devorar meus rendimentos com o famigerado come-quotas. Quando chegou a crise eu explodi de alegria! Quando começaram os circuit-breaks na Bovespa eu não me aguentava de felicidade (no início apenas)! Finalmente, a oportunidade que eu esperava!

Minha cara vendo a Bovespa despencar


2) Se você não for uma mula como eu não queimará todos os seus cartuchos logo nas 2 primeiras semanas!

Minha cara vendo a bovespa caindo e sem dinheiro (perdendo feito o timing da queda)

3) Há menos que você esteja 100% em renda fixa recomendo a não olhar mais seus balanços diários na corretora. Nem mesmo ouse a fazer uma rápida consulta se a Bovespa caiu ou subiu. Desligue-se completamente! 

4) Defina um evento que determinará sua volta ao velho hábito de idolatrar seus investimentos, por exemplo, o William Bonner dizendo no Jornal Nacional que "a bovespa, hoje, bate novamente seu recorde histórico".

E quando passar tudo isso, relembre de rebalancear sua carteira e reabastecer sua reserva de oportunidade. Nem vou falar aqui para rever seu perfil de risco, pois não existe perfil de risco que suporte tamanha queda. Há menos que você esteja 100% em renda fixa, como disse no início.

Popular posts from this blog

Morra com Zero - Cuidado: Quebra de Paradigmas!

Empurrando minha vaquinha no precipício

Falar é fácil...